domingo, 29 de janeiro de 2012

Bebendo vinho na Índia


Olá,
Este não era meu próximo post planejado. Mas não resisti à oportunidade. Ontem tive a experiência de beber minha primeira garrafa de vinho na Índia. E surpreenda-se, era indiano!

Não que aqui não seja possível encontrar vinhos internacionais de qualidade. Têm vinhos italianos, franceses, sul africanos, argentinos, chilenos só que com o preço completamente desproporcional a qualidade. Aqui se paga até mais que o dobro dos preços já exorbitantes do Brasil. Se paga algo em torno de R$50,00 por uma garrafa de um singelo Gato Negro ou Trapiche varietal.

Mas vamos falar da estrela deste post que é o vinho indiano. Esse tem um preço muito mais em conta algo em torno de R$25,00. No entanto, ainda é um preço bem caro para os padrões indianos, equivale ao preço que eu pago para uns três jantares. Mas tudo bem, já tinha um mês que eu não bebia um vinho e seria no mínimo uma experiência interessante. Além disso, eu comprei uma garrafa de Sula que é considerado um dos melhores da Índia, apesar de no momento da compra eu não sabia ao certo se isso significa muita coisa.
 
A taça foi uma ótima cortesia da compra e contribuiu muito para a degustação do vinho

Aos detalhes, O Sula tem um rótulo bem simpático (para não dizer engraçado) com um sol com o um típico bigode indiano,  indicação de safra e de blend de Cabernet – Shiraz e tampa tipo rosca.
O detalhe mais interessante, no entanto, está no rótulo de trás e pode até passar despercebido aos mais distraídos, trata-se da indicação onipresente na Índia de produto vegetariano (!), será que existe algum vinho que não seja vegetariano?!

Desculpe desapontar os enófilos, mas não vou fazer uma descrição completa de todas as características do vinho. Mas posso dizer que surpreendeu minhas expectativas. Tinha um aroma não muito presente, tons bem fortes na cor e um sabor pouco persistente. Mas é até melhor que alguns vinhos que eu já bebi. Não seria um vinho que eu beberia no Brasil, mas valeu a experiência. 

Gostaria de finalizar dizendo que é possível encontrar de tudo aqui em Delhi, tem muita gente que fica falando no Brasil que não tem papel higiênico por aqui, que não tem várias coisas. Não posso dizer pela Índia toda, mas aqui em Delhi se acha de tudo para comprar. Encontra por aqui vinho, cervejas internacionais, chocolate suíço, massa italiana importada, carne. Além disso, têm Shopping Center, restaurantes internacionais, academias de ginástica, boliche e tudo o mais que você pode imaginar. 

Um dos muito Shopping Centers em MG Road

2 comentários:

  1. Gostei muito desse post! Me lembro de ter lido uma vez sobre o crescimento do mercado de vinhos na Índia...

    Mas agora também fiquei curioso pra saber existe vinho "não-vegetariano"...rs

    Além do vinho, que outras bebidas são consumidas pelos indianos?

    abraços,
    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,
      Obrigado pelo comentário.
      O mercado de vinho aqui é muito incipiente e extremamente "premium". As bebidas consumidas são basicamente as mesmas que no Brasil. Não tive contato com nenhuma bebida "típica".
      Aqui se bebe cerveja, A KingFisher é a mais comum e especialmente semelhante as cervejas Brasileiras. Aqui encontra muito Whisky e Vodka, na maioria das vezes de marcas indianas(!), as marcas internacionais tem um preço bem salgado.
      Quero dizer, no geral as bebidas alcoólica são bem caras, uma das poucas coisas mais caras que o Brasil.
      Um detalhe importante é que são sempre vendidas em lojas específicas para isso.
      Imaginei que você estava perguntando de bebidas alcoólicas...rsrsrsrs

      Abraços

      Excluir