terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rotina na Índia I


A vida aqui em Delhi não é muito simples. Em alguns aspectos é muito semelhante as outras pessoas que vivem em qualquer outra cidade grande do mundo em que se reside distante do trabalho. No meu caso são 35 Km em cada sentido. Só para tornar um pouco mais palpável, para quem conhece o Rio, a distância é um pouco mais longe que distância entre Botafogo ao Recreio dos Bandeirantes. Ou seja, é muito Longe! No meu caso moro em South Delhi, isso mesmo um tipo de “Zona Sul” (Hehehehe) e trabalho em outra cidade Gurgaon um tipo de “Barra da Tijuca/Recreio”. Minha sorte é que o sistema de transporte aqui é muito melhor que do Rio, sistema de metrô com maior extensão, linhas e estações e RickShaw disponíveis aos montes.
Rickshaws esperando clientes na saída da estação de Huda  

Para quem não conhece os Rickshaw, também chamado de auto ou Tuk Tuk, eu explico. Este é uma espécie de taxi de três rodas. Um híbrido entre moto e carro, que é onipresente nas ruas de Delhi (ou de toda Índia) e felizmente oferece uma tarifa bem acessível. A princípio deveria ser pago através do taxímetro (R$0.25/Km), mas eu duvido que alguém aqui saiba dessa regra, na prática muitos Tuk Tuk nem mesmo apresentam este dispositivo para calcular o preço. O segredo então é sempre negociar o preço antes. No meu caso que faço o mesmo trajeto todos os dias fixei um preço e negocio com os motoristas até encontrar alguém que esteja disposto a me levar por aquele preço. Se você for pelo preço dos motoristas sempre vai pagar mais caro. Um detalhe importante para a negociação é que a maioria dos motoristas não fala mais que um inglês básico.
Já até desenvolvi algumas técnicas para negociar. Tento falar com os últimos da fila isso sempre me rende preços melhores. O que costuma funcionar também é quando você está negociando com um e finge que vai procurar outro, aquele que você estava negociando acaba aceitando por ter medo de perder o cliente. Para conseguir o preço é só ter paciência.
Quanto ao metrô, é bem tranquilo, muito menos cheio que os brasileiros e nada de gente no teto, como algumas pessoas me questionaram no brasil. A tarifa é proporcional à distância com o preço máximo em torno de R$0,90. Uma coisa sobre o metrô que eu não consegui entender até agora é a respeito das supostas horas de pico. Nos horários antes e depois do trabalho quando elas deveriam existir, o metrô está vazio, e numa sexta 22:00 da noite quando precisei usa-lo, mal consegui entrar no vagão. Não da para entender.
Metro de delhi - As linhas que eu utilizou são a Amarela e a Violeta ( foto do site urbanrail)

O transporte entre minha casa e o trabalho em cada sentido demora em torno de 1:30 e custa em torno de R$5,00 divido da seguinte forma:
Casa – Estação de metro (rickshaw): R$1,90
Metro: R$0,80
Estação de metro – trabalho (rickshaw): R$2,30 

Quadro de avisos de restrição no metrô - O metro é bilíngue (Hindi - Inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário