A vida aqui
em Delhi não é muito simples. Em alguns aspectos é muito semelhante as outras pessoas que vivem
em qualquer outra cidade grande do mundo em que se reside distante do trabalho. No meu
caso são 35 Km em cada sentido. Só para tornar um pouco mais palpável, para quem conhece o Rio, a distância
é um pouco mais longe que distância entre Botafogo ao Recreio dos Bandeirantes.
Ou seja, é muito Longe! No meu caso moro em South Delhi, isso mesmo um tipo de “Zona
Sul” (Hehehehe) e trabalho em outra cidade Gurgaon um tipo de “Barra da Tijuca/Recreio”.
Minha sorte é que o sistema de transporte aqui é muito melhor que do Rio,
sistema de metrô com maior extensão, linhas e estações e RickShaw disponíveis
aos montes.
Rickshaws esperando clientes na saída da estação de Huda |
Para quem
não conhece os Rickshaw, também chamado de auto ou Tuk Tuk, eu explico. Este é
uma espécie de taxi de três rodas. Um híbrido entre moto e carro, que é
onipresente nas ruas de Delhi (ou de toda Índia) e felizmente oferece uma
tarifa bem acessível. A princípio deveria ser pago através do taxímetro
(R$0.25/Km), mas eu duvido que alguém aqui saiba dessa regra, na prática muitos
Tuk Tuk nem mesmo apresentam este dispositivo para calcular o preço. O segredo então
é sempre negociar o preço antes. No meu caso que faço o mesmo trajeto todos os
dias fixei um preço e negocio com os motoristas até encontrar alguém que esteja
disposto a me levar por aquele preço. Se você for pelo preço dos motoristas sempre
vai pagar mais caro. Um detalhe importante para a negociação é que a maioria
dos motoristas não fala mais que um inglês básico.
Já até
desenvolvi algumas técnicas para negociar. Tento falar com os últimos da fila isso
sempre me rende preços melhores. O que costuma funcionar também é quando você está
negociando com um e finge que vai procurar outro, aquele que você estava
negociando acaba aceitando por ter medo de perder o cliente. Para conseguir o
preço é só ter paciência.
Quanto ao
metrô, é bem tranquilo, muito menos cheio que os brasileiros e nada de gente no
teto, como algumas pessoas me questionaram no brasil. A tarifa é proporcional à
distância com o preço máximo em torno de R$0,90. Uma coisa sobre o metrô que eu
não consegui entender até agora é a respeito das supostas horas de pico. Nos
horários antes e depois do trabalho quando elas deveriam existir, o metrô está
vazio, e numa sexta 22:00 da noite quando precisei usa-lo, mal consegui entrar
no vagão. Não da para entender.
Metro de delhi - As linhas que eu utilizou são a Amarela e a Violeta ( foto do site urbanrail) |
O transporte
entre minha casa e o trabalho em cada sentido demora em torno de 1:30 e custa
em torno de R$5,00 divido da seguinte forma:
Casa –
Estação de metro (rickshaw): R$1,90
Metro:
R$0,80
Estação de
metro – trabalho (rickshaw): R$2,30
Quadro de avisos de restrição no metrô - O metro é bilíngue (Hindi - Inglês) |
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