terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Primeira Viagem - Amritsar e Paquistão


Caros,
Fim de semana passado foi minha primeira viagem. E foi fantástica! Em um único fim de semana experimentei viajar de ônibus, de trem e conhecer o templo mais impressionante que eu já vi na minha vida. E acreditem, fui ainda até a fronteira da Índia com o Paquistão.
Começando pelo princípio. Para o que nunca ouviram falar, Amritsar é uma cidade ao norte de Delhi, mais ou menos 450 km de distância. Essa cidade está apenas 30 km da fronteira com o Paquistão e abriga o templo mais sagrado do povo Sikh, religião monoteísta relativamente recente que surgiu no século XV. Um Sikh pode ser facilmente reconhecido por manter sempre a barba longa (no caso dos homens) e a cabeça coberta por um turbante, uma vez que os Sikhs nunca cortam o cabelo. Os homens sempre carregam como seu segundo nome “Singh” (Leão) e as mulheres “Kaur”  (princesa).

Golden temple - de dia

 O Golden Temple Sikh é imponente e é cercado por uma piscina de águas límpidas e de grandes dimensões. Para entrar no complexo, somente de cabeça coberta e pés descalços (inclusive sem meias), o que pode ser bem complicado quando se tem que andar em piso de mármore e a temperatura está próxima do zero grau. No entanto, ao ver os Sikh se banhando na água gelada, você logo percebe que esse negócio de reclamar de pé descalço é pura frescura. Um ponto interessante é que para todos os peregrinos (de qualquer religião) são oferecidas comida e acomodação gratuita no complexo do templo.
Visitar o Golden temple de dia é incrível, mas de noite pode ser ainda mais emocionante. O templo fica aberto quase 24 horas por dia (fecha segundo meu livro apenas entre 01:00 as 03:00), e sempre é mantida a leitura do livro sagrado, 24 horas por dia. Durante a noite (22:00) o templo estava incrivelmente reluzente devido a iluminação e em seu interior  era mantidos rituais, que dificilmente poderia explicar, mas que para mim foram inesquecíveis.


Golden Temple de noite


Outro ponto alto de Amristar é a Wagah Border Cerimony. Cerimônia diária de fechamento da única passagem terrestre da fronteira da Índia e o do Paquistão, esses dois países que já foram um só, apresentam rivalidade extrema. E todos os dias milhares de pessoas se amontoam em arquibancadas dos dois lados para assistir a cerimônia, demonstrar seu nacionalismo, gritar o nome de seus países e se divertir. No lado indiano os estrangeiros têm até direito até uma área Vip reservada com uma visão privilegiada. Essa cerimônia um tanto quanto teatral e exagerada deve ser única no mundo e seu significado não é de fácil entendimento e compreensão. 

Wagah Border - Uma das arquibancadas do lado indiano

Já me estendi bastante neste post. Uma próxima vez falo sobre os meios de transporte. Viajar de trem na Índia pode ser muito diferente da concepção que a maioria das pessoas tem aí no Brasil.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário