sábado, 3 de março de 2012

Torre de Babel Indiana


Existem vários pontos sobre a Índia que a maioria dos brasileiros não tenha conhecimento. A Índia é um país muito mais heterogêneo do que a maioria de vocês imaginam. Possui diversas religiões, diversas culturas, diversos povos e diversas línguas. Costumam falar por aqui um língua a cada 100km. 
Torre de Babel - Qutb Minar em Nova Delhi (foto de Arvind Balaraman)


Analisando os fatos:
 A índia possui, segundo a constituição, 23 línguas com status de oficial (incluindo o inglês). Isso mesmo 23 línguas OFICIAIS. Não estou falando de línguas de regiões remotas que apenas centenas ou milhares de pessoas utilizam. Estou falando de línguas com milhões de falantes nativos. Línguas que nem sempre são semelhantes, que possuem vocabulário, estrutura gramatical e origem diferentes e até mesmo utilizam sistemas de alfabetos únicos. A figura mais abaixo da uma idéia do que eu estou falando. Além das que possuem status de oficiais, existem centenas de outras línguas e dialetos muitos deles com mais de um milhão de falantes.

No meio de toda essa confusão linguística o Hindi é o mais falado. Apesar de informações muito divergentes as estimativas são de que 490 milhões utilizem essa língua, lembrando que a população da Índia é de 1.2 bilhão de habitantes. Com uma aritmética elementar chegamos à conclusão que a língua mais falada do país é falada por menos da metade da população, esse fenômeno não acontece em nenhuma outra grande economia mundial.  Outras línguas importantes nessa torre de babel são o Bengali, Telugo, Marathi, Tamil e Urdu, todas possuem mais de 50 milhões de falantes na Índia (quantidade semelhante aos nativos em italiano, por exemplo).

Nota de cem rúpias - Valor escrito em 15 das 23 línguas oficiais

E onde fica o Inglês nessa história? Difícil de dizer, ainda não tenho uma opinião completamente formada.

Acreditar que qualquer indiano fala inglês é um completo erro. Os indianos possuem muito mais exposição à língua inglesa que nós brasileiros devido a maior parte do material escrito (livros e jornais e propagandas) ser em inglês, além de possuir canais de televisão exclusivamente em inglês. Os fatos são que indianos instruídos, com curso superior, possuem domínio e fluência do inglês muito melhor que um típico brasileiro instruído. No entanto, quando estamos falando da maioria da população indiana, o domínio do inglês se restringe ao básico ou às vezes nem a isso.

O inglês, no entanto, possuí um papel importante como uma língua cultural, e para propósitos oficiais como na política. Serve como um elo, uma verdadeira língua franca nessa torre de babel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário