sexta-feira, 9 de março de 2012

HOLI DAY


Isso mesmo HOLI DAY separado. Não estou falando de um feriado qualquer de um lugar qualquer. Estou falando do feriado mais esperado e celebrado da Índia. E isso faz toda a diferença.

Hoje, depois de uma ressaca “coloral” (com L para ser o meu neologismo). Resolvi escrever sobre o HOLI, e minha experiência no festival mais excitante do país.

Mas afinal de contas o que é esse tal de Holi?
Trata-se de um feriado religioso Hindu festival de cores, uma espécie de carnaval (infelizmente é o que temos de mais semelhante ao Holi), só que com ainda mais cor e tinta! Marca o início da primavera e sua data muda ano a ano de acordo com o calendário lunar. É amplamente comemorado em toda a Índia e em alguns países vizinhos também.

O que as pessoas fazem nesse dia?
As pessoas (todas) independentemente de nível social, profissão, idade e religião pintam umas às outras com todos os tipos de tinta das mais diversas cores. Elas ainda celebram o dia com muita música e dança.
Bagunça no meu quarto - Isso que da deixar a porta aberta

Para mim o Holi foi da seguinte forma: Meu dia já começou cheio de cores. Logo após o café da manhã já fui “atacado” pelos meus amigos indianos que moram no mesma casa que eu. Estavam todos munidos com tintas em pó de todas as cores, eu como um bom gringo desinformado estava de mão abanando sem nenhum pacotinho de tinta.
Foto na frente de casa

Daí para frente foi uma bagunça na casa, todos começaram a brincar e a jogar cores e sobrou para todo mundo, incluindo: o proprietário da pensão, os cozinheiros e porteiros, os dois cachorros e ainda para aqueles moradores que estavam dormindo em seus quartos, mas esqueceram a porta aberta.

A festa continuou no campus da universidade JNU, lá até os guardas tinham tinta na roupa. Lá a festa estava ainda mais intensa, com tambores, dança, muita água, lama e muita tinta. Meus amigos e eu ficamos lá por umas duas horas até que fomos para o nosso destino final, uma festa em uma granja no bairro de Chatarpur. 
Em JNU- não adianta resistir, você vai ficar pintado

Fomos conseguir chegar só 13:00. Estava rolando uma festa inusitada e divertida, com direito a música ao vivo durante todo o dia com diversas bandas, incluindo uma banda de rock roll japonesa composta só por meninas.Destaque também para a piscina colorida e para as muitas armas de água. Mas a festa não durou muito tempo. Por volta de 14:00 todas as bebidas alcóolica já tinham terminado e as 17:00 a festa foi oficialmente encerrada.

Resultado do dia, meu rosto foi mudando de cor conforme a última cor que jogavam. Uma hora estava com o rosto laranja e o cabelo amarelo, em outra hora estava com o rosto azul e o cabelo rosa, e foi assim por diante durante o dia inteiro. No final do dia nem uma hora de banho resolveu. 
Uma ótima foto do dia com o cabelo laranja - Você acham que eu vou lavar essa camisa?

Agora com fotos, mas mantenho as fotos profissionais: http://totallycoolpix.com/2011/03/holi-day-aka-festival-of-colours/
Nesse site tem fotos incríveis! 

Happy HOLI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário