terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Rajastão – Terra de Reis


Um passeio pelo Rajastão pode proporcionar uma nova experiência e uma reflexão sobre a eterna dúvida sobre o que é a Índia. O Rajastão, a terra de inúmeros Marajás, é um destino perfeito para quem está interessado em aventura, belezas naturais, atrações históricas e muito romance.
Falando um pouco dessa região. O Rajastão é o maior estado da Índia em termos de área e localiza-se na parte norte do subcontinente indiano. É uma região essencialmente desértica repleta de fortes, palácios e com uma cultura e tradição milenar enraizada em seu povo.
Apesar de não ter visitado todas as atrações turísticas do Rajastão, o que também incluiria o “templo dos ratos” em Bikaner, consegui visitar inúmeros lugares fascinantes

Agra: Apesar de se localizar em outro estado, está a uma pequena distância do Rajastão e hospeda o mundialmente conhecido Taj Mahal. Visitá-lo dá aquela impressão de já tê-lo visto antes, e da vontade de falar: “é, o Taj Mahal realmente existe”. Sem dúvida é imperdível.

Precisa de legenda?!

Jaipur: Conhecida como “cidade rosa” pela cor peculiar das casas na parte central da cidade é a capital do estado e contêm inúmeras atrações e junto com Agra e Delhi compõe o “Golden Triangle”, o roteiro turístico mais popular da Índia.

Jaipur - Uma cidade rosa

Udaipur: Cidade ao Sul do Rajastão, e em minha opinião uma das mais belas da Índia. Com relevo e cenário extremamente peculiar, recebe o apelido de cidade dos lagos e é comparada até mesmo a Veneza, não só pelos lagos, mas pelo romantismo. Especialmente limpa e tranquila é um verdadeiro oásis no caos indiano. 

Tem lugar mais romântico?
 
Jodhpur: A cidade pode ser bem intimidadora quando se chega de noite, é repleta de becos e vacas por todos os lados e pode não parecer o melhor destino turístico. Mas Jodhpur também possui o seu charme.  A principal referência da cidade é o Mehrangarh Fort localizado no topo de um penhasco com altas muralhas impenetráveis. Muitas das casas possuem pintura azul o que confere a cidade o apelido de “Blue City”. Uma atração especial é o mercado que possui todos os tipos de chás, temperos e pimentas imagináveis.

Mehrangarh Fort se confundido com o próprio rochedo e algumas casinhas azuis
Jaisalmer: Se de alguma forma o meu leitor tem a concepção de como de como é uma típica cidade no deserto. Essa concepção deve parecer muito com Jaisalmer. Pelo menos foi assim que funcionou comigo (avalie pelas fotos). A cidade proporciona a experiência única de realizar um safari de camelo e dormir no deserto sob a luz das estrelas, pode apostar que eu estive em um desses safaris.
Jaisalmer - Uma cidade sob o sol

Caravana de camelos

Simpático, não?

Cada cidade sem dúvida mereceria um post único. Mas como conheço o meu ritmo para escrever. Resolvi condensar tudo em uma única publicação.

2 comentários:

  1. Lindo post querido!!
    Com certeza foi uma viagem incrível!
    Eu quero mais fotos!!!! hehehehe
    Saudade!
    Te amo muito!!

    ResponderExcluir
  2. Oii Gustavo! Sua mãe me falou da sua viagem. E do seu blog! Tava lendo seus posts e parabéns estão otimos! Muito legal ter um correspondente na índia! Abraços e Sucesso! Alana (City Shoes)

    ResponderExcluir