quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Compre-me


Olá,
Falando hoje um pouco da experiência de compra em Delhi. Algo completamente diferente da que se tem no Brasil.

Começando pelos horários, o comércio em geral abre mais tarde, por volta de 10:00 da manhã. Mas também costuma fechar mais tarde, nunca antes das 20:00 e muitas vezes as 22:00.

O comércio funciona com o sistema MRP (Maximum retail price), preço máximo de venda, que vêm impresso em todos os produtos (industrializados). Significa que os preços tem um “teto” tabelado, o que na prática acaba sendo o próprio preço do produto, pois todos cobram o preço máximo que é o tal do MRP.

A estrutura do comércio também é diferente. Durante esses dois meses em Delhi encontrei apenas um supermercado (marca internacional), que por acaso não é em Delhi, mas em Gurgaon, cidade onde trabalho. Para comprar comida sempre se vai a lojinhas pequenas, como aqueles antigos armazéns do Brasil. No entanto, você pode se surpreender com o que você consegue encontrar nesses lugares. Vai desde massas italianas e aliche a chocolates suíços.  

Frutas e verduras se compram sempre nas banquinhas da rua, assim como todos os tipos de comida pronta. Comida de rua é uma verdadeira instituição indiana. Encontra-se desde os conhecidos amendoim e pipoca a inúmeras variedades de comidas indianas e chinesas.
Comida de rua - Em qualquer lugar, toda hora

Açougues são uma atração a parte, acredite, aqui na Índia tem carne (de cordeiro e frango). Esqueça todos os requisitos de higienes e inspeções da vigilância sanitária. Afinal de contas, se a maioria das residências da Índia não tem geladeira, por que os açougues teriam? Melhor verificar com os próprios olhos.

  
Antes...
...e depois

No final das contas a experiência de compra na Índia é muito mais divertida que no Brasil. Primeiro, porque tudo é muito mais barato. Segundo, uma série de produtos inéditos. E por último, você precisa se aventurar em várias lojas para achar o que você precisa.  

Ficarei ausente semana que vem por conta de uma viagem para o Rajastão, mas logo volto com mais novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário